Os nossos vinhos são um reflexo de quem somos, sonhadores, apaixonados pelo Dão, atentos ao detalhe.
“Criar um projeto de raiz, é criar a base de uma família que ficará ligada ao Dão pela concretização de um sonho. São vinhos em homenagem ao meu pai e em dedicação à minha mulher, às minhas filhas e netas!”
António Figueiredo
ceo & fundador
Os Muros Vadios…
Na envolvente da nossa vinha principal, junto à atual adega, havia um terreno marcado por grandes morros graníticos. À primeira vista, parecia que ali não poderia ser feito nada. Com recurso a fogo, o solo foi alisado com cuidado e, das pedras gigantes que emergiam da terra, nasceram os muros vadios que hoje sustentam três níveis de vinha.
O nascimento da vinha
Estabilizado o terreno, foram realizadas as primeiras plantações envolventes.
Por ser uma vinha jovem e com o objetivo de ter quantidade de vinha que permitisse alavancar os objetivos do negócio, foi adquirida a vinha de Santo António, onde nos anos 60/70 a família já ia buscar vinho para si e para o seu negócio.
Vinhas centenárias foram cuidadas e melhoradas, com vista a dar os primeiros vinhos.
Os primeiros vinhos
Surgem os primeiros vinhos engarrafados, incríveis e muito pontuados pela CVR do Dão, mostrando o potencial do que estava a nascer.
Foram criadas as marcas base e levaram-se os vinhos a eventos e concursos, nos quais conquistaram várias medalhas e muitas críticas positivas.
O projeto da Adega avança e é iniciado seu alargamento e construção.
Uma Adega nova com muita tradição e inovação
É terminado o projeto da Adega.
Os vinhos ganham quantidade e posicionamento pela sua qualidade e aceitação no mercado.
Existem várias marcas de vinho - Serra D’Alva, Muros Vadios, Alva Magna, e Quinta Vale do Cesto e chegam as primeiras Grandes Reservas da Quinta.
Inicia-se o alargamento do projeto comercial.
A Quinta Vale do Cesto integra a Rota dos Vinhos do Dão.
O crescimento comercial
Reorganiza-se a estratégia comercial e as marcas da Quinta, ficando os vinhos com duas marcas principais, a Quinta Vale do Cesto e o Alva Magna.
São reajustadas as garrafas e o projeto avança no alargamento da estrutura comercial.
Investimento na exportação e na distribuição nacional.
Fazer vinho é preservar a herança e ousar sonhar.

Cuidar da vinha
A nossa vinha é acarinhada pela natureza, pelos seus solos graníticos e pelas grandes amplitudes térmicas que se fazem sentir entre a noite e o dia. Mas, tem com ela as mãos que cuidam com paciência, a partir de um olhar atento para que os melhores vinhos surjam.

Vinificação cuidada
Após uma vindima manual e cuidada, os vinhos realizam o seu processo em grandes lagares graníticos, com temperaturas controladas e fazem os seus estágios em barricas de Carvalho Francês, numa cave escura e de ambiente controlado.

Vinhos certificados
Os vinhos que chegam aos copos são certificados e pautam-se por um cuidado e uma elegância onde a qualidade se vê na evolução positiva dos mesmos aos longo dos anos e nas diferentes edições onde a evolução acontece.
Rota dos Vinhos do Dão
Se gostava de visitar a nossa adega e provar os nossos vinhos, pode agendar uma visita guiada. Entre em contacto e nós responderemos com uma proposta à sua medida.
Não é magia. É conhecimento, tempo e uma equipa dedicada em cada etapa.
António Figueiredo
Gonçalo Barreto
António Pina
António Lopes
António Silva